sábado, 1 de janeiro de 2011

Gordini

   Lançado no final de 1962 ganhou o mercado rápido era o novo carro o que substituiria o Dauphine era o Gordini.
   Seu visual era muito parecido com o Dauphine mas houve melhoramantos pequenos no visual, consertou os problemas que havia no anterior, mas o motor era diferente, agora o carro contava com um motor de 40hp (Houser power) e como mesmo tamanho de 845 centímetros cúbicos.teve várias versões O Teimoso era uma delas, mas algo que não mudou nos carros era os dois porta luvas sem tampa.
   Mais um feito, a Willys para provar que o Gordini era um carro forte, arrumou a pista de Interlagos (abandonada naquela época),chamou um representante da FIA (Federação Internacional Automobilística) que na linha de montagem ele escolheu um carro para fazer uma façanha.
   No dia 24/10/1964 o representante exigiu que a qquipe fizesse um teste para essa façanha.Está curioso? Pois é a façanha era uma corrida de 50.000 Km (cinquenta mil quilometros) em Interlagos.
   Vários pilotos participaram deste evento, entre eles Luis Pereira Bueno,Rodolfo Costa,Wilson Fittipaldi Júnior,Marivaldo Fernandes,Bird Clemente,José Carlos Pace,Luis Antônio Greco.
   Dia 26/10/1964 ás 8:00h (oito horas da manhã) começa a grande corrida, 21 dias e algumas horas sem parar, apenas alguns sengundos para abastecer e trocar de motorista, incrível não? Pois é, logo depois da largada uma grande tempestade acontece, o tempo de volta que era de 1 minuto e 52 segundos com a chuva teve de diminuir para 1 minuto e 58 segundos,depois a chuva passa e o tempo volta ao normal.
Tudo vai bem,tudo é marcado, velocidade do vento e etc.
   Quando tudo parecia bem o inesperado acontece, no dia 31/10/1964 depois da curva 3 o carro pega um barranco e capota, será que era o fim de tudo?
   Não foi desta vez, após capotar algumas vezes, o carro só amassou a lataria, o motor ficou intacto. Deram apenas uma revisão no motor e trocou uma roda que estragou um pouco, em poucos munutos ele estava correndo novamente.
   Após 21 dias e algumas horas o desafio é completadocom 50.000 quilomêtros rodados, mais que uma volta ao mundo e batendo 130 recordes. Agora era o final desta façanha?
   Ainda não, o piloto Greco aproveitando o bom estado do motor resolveu completar o 22 dia ganhando mais 3 recordes, terminando então com o total de 133 recordes, em que a maioria até hoje está no nome do Gordini.
   Algum tempo depois uma pessoa achou um filme jogado no lixo, pegou e o restaurou hoje ele é mostrado na maioria dos encontros de carros antigos, este filme mostra esta corrida, se quiser conferir, entre no link abaixo.
50.000KM - GORDINI EM INTERLAGOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário