quinta-feira, 10 de abril de 2014

Kombi A história completa - 1ª Parte

Estou retornando as atividades do blog após um longo período parado, e começarei a falar sobre a Kombi, já existe um post sobre ela, caso ainda não viu, leia-o primeiro pois é um resumão da história do veículo, para ver clique aqui.
Agora tudo sobre a Kombi será falado durante vários posts em homenagem a este incrivél modelo que deixa de ser fabricado, não deixem de conferir, postem comentários, dicas, dúvidas e curiosidades.

Antes de começar a falar sobre a longa jornada da Kombi, irei contar o motivo da Volkswagen em parar de fabricá-la.

Foi aprovada uma lei em que a partir de 2010 seria obrigatório o uso de Airbag e freios ABS em veículos de passeios e caminhonetes, seria o primeiro passo para dar mais segurança para os automóveis e futuramente a lei se estenderia para todas as classes de veículos.
A lei estabeleceu que a partir de 1º de Janeiro de 2014 todos os carros deveriam sair de fabrica já com freios ABS e Airbags frontais instalados.
A montadora Volkswagen fez um pedido ao CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que fizesse uma excessão ao modelo Kombi durante dois anos, para a adequação, alegaram que a kombi é um modelo único, as concorrentes da empresa não possui um modelo concorrente a kombi, logo não haveria problemas com outras montadoras, infelizmente o pedido foi negado.
Vocês devem estar se perguntando: "Era só colocar ABS e airbag que a kombi continuaria sendo produzida não é?" Exatamente, o problema é que o projeto da Kombi tem mais de 60 anos e os engenheiros não conseguiram adaptar os acessórios de tecnologia recente no veículo, isso que está impedindo a montadora de continuar fabricando o modelo.
Abaixo mostrarei fotos do encontro da primeira com a ultima Kombi fabricada.
Seus modelos e história serão contadas nos posts decorrentes.

Fotos Retirada do site do G1 da Globo Kombi Panelvan 1950 encontra a Last Edition veja todas as fotos!!!





Um comentário:

  1. ABS até teria como adaptar, mas airbag seria enxugar gelo. E por ser homologada como "utilitário" devido à capacidade de carga marginalmente acima de 1000kg, a Kombi Furgão estaria isenta da obrigatoriedade de airbag, enquanto a Kombi Standard por ter apenas 9 lugares e ter ficado com capacidade de carga ligeiramente inferior a 1000kg depois da adoção do motor com refrigeração líquida estaria numa situação menos favorável. Até poderiam ser acrescentados mais assentos, como na última versão da Kombi Lotação já com porta corrediça que acomodava 12 pessoas (10 ou mais já é suficiente para homologar como microônibus, independentemente da capacidade de carga em peso), mas como já não poderia ser mais conduzida com CNH categoria B provavelmente perderia uma parte do público que utiliza o modelo para fins privados.

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