sábado, 26 de fevereiro de 2011

Pampa

   Lançada para concorrer com a fiorino, tinha a oferecer conforto, robustez e capacidade de carga muito grande.
   Tinha a frente do Corcel II e a caçamba inspirada no picape pesado F-1000, a Pampa tinha 90 CV para o modelo a gasolina e 89 CV para o modelo a álcool sua velocidade máxima era de 160 km/h e seu tanque de combustível tinha capacidade para 76 litros. A Pampa dispunha de relógio digital, ar-condicionado, bancos ajustáveis com apoios de cabeça, console, rádio e cintos retráteis e inerciais. Itens muitos conhecidos no luxuoso Del Rey.   No modelo 1984, ocorrem alterações, ganharam um motor que possuia 75 CV a álcool e 73 CV a gasolina, fazendo com que a Pampa chegasse a uma velocidade máxima de 150 km/h (Álcool) e 146 km/h (Gasolina) Lançava-se no mesmo ano a versão 4x4. A Pampa 4x4 tinha externamente poucas diferenças para a versão 4x2. A 4x4 tinha grade frontal quadriculada e pára-choques com garras, para que em caso de emergência pudesse empurrar outro veículo.
   O modelo 4x4 era equipado com câmbio de quatro marchas, sendo que a tração integral é acionada por uma alavanca à direita da alavanca de marchas. Por ser uma adaptação da Ford em relação ao câmbio de 5 marchas, não é recomendado seu uso constante ou em velocidades superiores a 60km/h. Sua tração permanente é a dianteira, sendo a tração traseira acionada por uma engrenagem localizada no local da engrenagem da 5ª marcha. Além disso, contava com banco inteiriço e também com um segundo tanque de combustível na versão a álcool, para 40 litros adicionais. Seu interior era bem mais básico que a versão 4x2.
   Em 1986 passam a existir os modelos "L" (básico), e "GL"; neste mesmo ano toda linha Pampa recebe a grade frontal da versão 4x4.
   No modelo 1987, a Pampa passa por uma grande transformação e passa a ter grades frontais do luxuoso Del Rey.
   Em1991, é lançada a versão "S", com o motor do Gol, direção hidráulica opcional, bancos individuais ajustáveis, faixas personalizadas nas laterais, janela traseira corrediça, spoiler dianteiro com faróis de neblina embutidos e outros itens existentes na versão Ghia.
   Em 1992, mais uma mudança: recebe uma nova grade frontal, idêntica a do Del Rey, que teve sua produção encerrada em 1991.
   Em 1994, recebe carburador eletrônico mas continua com a mesma aparencia do modelo de 92.
   A Pampa deixa de ser fabricada em 1997, com 350.000 carros vendidos. a Ford lança em seu lugar a Courier mas nunca obteve os mesmos resultados da Pampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário