1ª Parte
2ª Parte
Para você que já nos acompanha vamos continuar com esta incrível história, vamos lá...
Agora a Kombi começava a circular nas ruas da Alemanha e conquistar a população, logo ela foi ganhando as ruas não só da Alemanha como as de todo o mundo, no Brasil o modelo começou a ser montado a partir de 1953, o sucesso do veículo foi tanto que em junho de 1957 passou a ser fabricado.
Em 1956 a Kombi sofreu uma pequena alteração na lanterna traseira, e em 1960 uma nova versão a Turismo, foi lançada, este modelo foi desenvolvido para Camping um ano depois em 1961 foi lançada a Kombi com 6 portas.
Este modelo foi desenvolvido para ser utilizado como lotação, um tipo de transporte coletivo da época, por tanto Kombi de 6 portas particular praticamente não existia, atualmente no Brasil estes modelos são raros e muitas precisam de restauração.
Pouco tempo depois foi lançada novas versões deste modelo com grandes alterações nas portas.
Em 1963 a Volkswagen contava com as versões Furgão, Standart, Especial e Turismo que serão exemplificadas em posts futuros.
Ainda em 1961 por exigência do CONTRAN a seta bananinha foi proibida sendo motivo de causar inúmeros acidentes; então foi colocada a seta na frente do veículo logo a cima dos faróis, a seta com luz intermitentes que ficou conhecida como "pisca tetinhas".
Seta "bananinha" |
Seta "pisca tetinha" |
Seta "pisca tetinha" |
Lotação "bay-window" deve ser até mais rara que as split atualmente. Quanto a essa split branca com a porta lateral bipartida dos 2 lados, não deve ser lotação, é mais fácil que seja um modelo importado da Alemanha onde a split chegou a ter algumas configurações de portas que nunca chegaram a ser oferecidas por aqui. Eu até já vi uma split alemã com a tampa do bagageiro larga que aqui só chegou com a "clipper" de '97.
ResponderExcluirEsta branca eu tenho uma dela aqui, modelo muito raro! 1966 double door, esta branca foi vendida para portugal a 4 anos.
ResponderExcluir